quinta-feira, 2 de junho de 2011

ALIMENTAÇÃO PARA A TERCEIRA IDADE


 
Existe mesmo uma alimentação adequada para a terceira idade?

Sim existe. A grande maioria de nossos idosos não tem dentes e apenas 75% destes utiliza prótese dentária satisfatória e isto geralmente, dificulta a mastigação, nesse caso os alimentos devem ser na sua maioria cozidos ou preparados de modo que a mastigação seja facilitada. Mas não se esqueça de variar, pois estes tipos de alimentos contêm menos vitaminas, sais minerais e fibras, utilize sopas, consomes, purês, a carne deve ser moída ou cozida em vez de um bife. Uma alimentação balanceada e variada supre todas as vitaminas e sais minerais que um idoso necessita, não se esqueça de incluir sempre uma fruta variada e um suco.

Porque os idosos não se alimentam corretamente?

Muitos idosos não se alimentam cuidadosamente devido a várias causas- alterações físicas e metabólicas;
- solidão;
- depressão - conseqüência das próprias alterações físicas, do isolamento social, de problemas financeiros, etc.;
- dificuldade em deslocar-se devido à diminuição da visão ;
- incapacidade de cozinhar;
- dificuldades econômicas;
- falta de apetite que pode advir da solidão, da diminuição do olfato ou do paladar ou mesmo da alteração do sabor dos alimentos devido a certos medicamentos;
- problemas digestivos, azia ou flatulência;
- problemas dentais e orais que surgem pela falta de dentes, cáries ou próteses desajustadas ou pela secura da boca e garganta devidas ao envelhecimento, a falta de água ou a certos medicamentos;


Do ponto de vista psicológico, como que é a alimentação do idoso?

O recomendado é uma refeição com os familiares em volta, num ambiente saudável e descontraído, a comida deve ser mais para pastosa, já com a falta de dentes, que ele vá ao super mercado e que o deixem escolher as comidas, que ele gosta, tendo o cuidado de ter uma variação colorida, rica em minerais e vitaminas e fibras.

O que comer então?

Comidas mais pastosas, água pelo menos dois litros diários, verduras, frutas, menos gorduras, se for possível algum composto com vitamina e cálcio, leite, iogurte, coalhada.
Uma alimentação adequada é servir porções de 3 em 3 horas, com bastante fibras, sais minerais, frutas 3 vezes por dia, e muita água, pois o idoso não tem mais a sensação de que precisa de água e com isso ele pode desidratar rapidamente e nem sentir.


9 comentários:

  1. Excelente texto Mônica! Vá em frente, parabéns!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Nem precisa ser idoso p/ não ter dentes...o Brasil é país dos desdentados.
    Com menos idade devemos cuidar das refeições, pois somos o que comemos.
    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina, sempre devemos cuidar de nossa alimentação, desde que nascemos.
      Grata

      Excluir
  3. Parabéns pelo Blog Mônica. Comento aqui porque gostei muito deste Artigo, mesmo porque escrevi muito e trabalhei com a Terceira ou Feliz Idade e este último Artigo que postei no meu Vários Assuntos é sobre a Distração na Terceira Idade. Conte comigo. Paz Profunda. Néveo.

    ResponderExcluir
  4. Deixei ontem um Comentário e hoje vc diz que não saiu. Realmente vim conferir e não está mais. Estou postando outro e assim como nos meus Blogs precisa de aprovação que recebemos por emails, pode ser que não está bem configurado. Vamos ver se chega este. Caso afirmativo direi o que acho do Blog e mais ou menos o que disse ontem. ENTÃO ESTE É UM TESTE. PAZ PROFUNDA, NÉVEO.

    ResponderExcluir
  5. Recebi avico por email e aqui vim ver e está tudo ok, rsss...Parabéns.

    ResponderExcluir